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Por que digitalizar a gestão de campanhas de incentivo?

Por que digitalizar a gestão de campanhas de incentivo?
01 de maio de 2024

A gestão de campanhas de incentivo para motivar seu time e parceiros de vendas é cara, lenta e trabalhosa na empresa em que você atua?

Digitalizar a gestão de campanhas pode ser a solução!

Apostando em uma gestão digital e inteligente de incentivos, você gera otimização de processos, melhora a experiência dos premiados e ainda evita problemas trabalhistas.

A seguir, confira tudo o que você precisa saber para gerar os melhores resultados digitalizando a gestão de campanhas – e como o ecossistema de incentivos digitais da Cashin te ajuda nisso.

O que é gestão de campanhas de incentivo?

A gestão de campanhas de incentivo começa com o estabelecimento de metas claras, integradas à visão estratégica da organização, usadas para motivar e recompensar o desempenho de colaboradores e terceiros como promotores, distribuidores, representantes, revendedores e varejistas.

Neste contexto, é preciso definir uma mecânica de incentivo que estimule o time a alcançar - ou até superar - as metas. Veja quais são as mecânicas mais comuns para campanhas de incentivo aqui.

No geral, para gerir uma ação de incentivos, as empresas seguem as seguintes etapas:

  • Definição das metas e público-alvo da ação;
  • Planejamento da estratégia de incentivo;
  • Orçamento;
  • Contratação de fornecedores;
  • Desenvolvimento de um plano de comunicação;
  • Treinamento do time para o alcance da meta;
  • Divulgação da campanha;
  • Acompanhamento das vendas;
  • Apuração dos resultados;
  • Análise de resultados;
  • Distribuição dos prêmios de incentivo.

Benefícios de digitalizar a gestão de ações de incentivo

A digitalização da gestão de ações de incentivo pode transformar o resultado da sua empresa. Por isso, separamos os principais benefícios de investir nessa ação. Confira a seguir!

Maior produtividade e eficiência de processos

A digitalização da gestão de incentivos reduz a quantidade de processos necessários para construir uma campanha.

O cenário ideal é centralizar a gestão de campanhas dentro de uma plataforma integrada de incentivos. Outra prática comum neste mercado é trabalhar em parceria com uma agência, mas, em geral, o tempo para elaboração da campanha e o seu custo serão bem maiores.

E é por isso que a Cashin pode te ajudar a aumentar sua produtividade com ações de incentivo. Além de reunir todas as vantagens de uma gestão 100% digital de incentivos, nossa solução permite interagir de maneira eficiente com os participantes da campanha de maneira automatizada, promovendo um maior engajamento.

Por fim, a etapa de distribuição também se torna mais eficiente quando digitalizada, sem a necessidade de investir em processo logístico.

Redução de problemas trabalhistas

A digitalização da gestão de campanhas leva as premiações para um ambiente totalmente rastreável, garantindo histórico completo das transações efetuadas. Isso possibilita a coleta de dados necessários para realizar auditorias tanto internas quanto externas.

Foi pensando em garantir respaldo jurídico que desenvolvemos, aqui na Cashin, um método exclusivo que, além desse histórico completo, solicita apenas informações básicas, tais como nome, e-mail e/ou telefone dos profissionais a serem premiados.

Com isso, elimina a trabalhosa tarefa de coletar dados sensíveis, como endereço de profissionais que, na maioria das vezes, são terceirizados.

Outra medida importante que nosso método exclusivo entrega são os pagamentos em lotes nomeados durante a distribuição dos prêmios.

Isso facilita a identificação da origem de cada pagamento, evidenciando sua relação com a campanha e facilitando, mais uma vez, o trabalho de auditoria, já que garante transparência às operações.

Confira aqui tudo o que você precisa saber para se adequar suas campanhas de incentivo legalmente.

Análise de dados facilitada

Com dados à vista, você poderá acompanhar o desempenho do time durante toda a campanha, verificar os custos e engajar o time para que todos atinjam - e até superem - as metas.

Hoje, somos a única solução digital de incentivo com apuração automática de resultados. Caso queira otimizar ainda mais suas campanhas de incentivo na Cashin, você terá disponível:

  • Dashboard atualizado em tempo real;
  • Apuração parcial e final de resultados automáticas;
  • Cálculo inteligente das premiações de acordo com a mecânica configurada;
  • Histórico detalhado de campanhas;
  • Relatórios personalizados.

Opção de escolha para o time

Muitas empresas ainda preferem premiar o time por meio de prêmios físicos.

O grande problema é que nem sempre o participante será realmente motivado pelo tipo de prêmio que a empresa disponibiliza, fora os casos em que ele mesmo precisa dar um jeito de ir buscá-lo.

Ao digitalizar a gestão de campanhas de incentivo, os participantes recebem os prêmios com muito mais liberdade.

Existem diversas alternativas aos prêmios físicos:

  • Cupons de lojas e estabelecimentos;
  • Carteira digital com saldo livre;
  • Experiências, como viagens.

Todas essas opções são contempladas pelas soluções da Cashin. No App Cashin para premiados, por exemplo, eles ganham suas premiações em “cashins”, nossa moeda oficial que equivale a reais.

O saldo pode ser resgatado por meio de cupons de mais de 200 grandes lojas parceiras ou serviços financeiros, como o pagamento via QR Code direto nos estabelecimentos - um método de resgate exclusivo da Cashin.

Aumento do ROI

ROI é a sigla para Return On Investments, em português, Retorno Sobre o Investimento.

A fórmula para ROI é:

ROI = (receita – custos) / custos

Isso significa que, para aumentar o ROI, você precisar aumentar a receita ao mesmo tempo em que reduz os custos.

Considerando que uma campanha de incentivo tem justamente o objetivo de aumentar a receita de uma empresa, a digitalização pode auxiliar na redução de custos.

E como?

  • Contratação de agência: você ainda pode contratar uma agência para fazer algumas etapas da campanha, mas não precisa dela para todas. Isso reduz o custo que terá com esse tipo de fornecedor;
  • Material de comunicação: boas soluções digitais de incentivo oferecem uma estratégia de engajamento interna. Em outras palavras, é possível enviar mensagens diretas para os participantes;
  • Contratação de uma única ferramenta: novamente, uma boa solução digital de incentivo permite centralizar toda a operação de incentivo. Na prática, a empresa não precisa contratar diversos fornecedores, o que, além de facilitar a gestão, também reduz os custos.
  • Redução no custo logístico: com uma operação digital, a empresa não precisa gastar com a compra e entrega de prêmios físicos.

Como escolher soluções de gestão de campanhas de incentivo?

Durante o texto, vimos a importância da digitalização da gestão de campanhas de incentivo para multiplicar os resultados da empresa e, principalmente, o que uma solução digital de incentivo deve ter.

Agora, é hora de escolher uma boa solução para colocar tudo isso em prática!

Listamos abaixo algumas das funcionalidades a que você terá acesso optando por trazer a sua gestão de campanhas de incentivo para a Cashin:

  • Criação de campanhas em poucos passos;
  • Configuração simplificada de regras e mecânicas;
  • Régua de comunicação inteligente com participantes via WhatsApp, e-mail ou App personalizado da campanha;
  • Apuração parcial e final automáticas;
  • Cálculo inteligente de acordo com a mecânica configurada;
  • Distribuição dos prêmios em 1 clique;
  • Premiações digitais com resgate customizável: cupom em lojas parceiras, pagamento com QR Code, serviços financeiros e cartão virtual;
  • Dashboard atualizado em tempo real;
  • Histórico detalhado de campanhas;
  • Relatórios personalizados.

Para mais informações, clique aqui e agende uma demonstração.