Você já conhece a eficiência dos incentivos para impulsionar os resultados do time, mas tem dificuldade para definir o melhor formato de premiação? 

Investir nos prêmios certos pode gerar muito mais engajamento de colaboradores e terceiros – e os incentivos financeiros, ou seja, que podem ser revertidos em dinheiro, saem ganhando quando o assunto é satisfação.

Além de agradar verdadeiramente os premiados, é essencial se certificar de que o método escolhido pela empresa para distribuição e documentação dessas premiações é seguro.

Isso evitará não apenas problemas com auditoria e Compliance, como também pode garantir redução de custos, aumentando ainda mais o ROI das suas ações de incentivo

Neste texto, explicamos por que a Cashin é a melhor escolha para pagar seus prêmios de incentivo a colaboradores e terceiros, e como funciona nosso método exclusivo na prática.

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Prêmios de incentivo físicos x digitais: qual escolher?

Muitas empresas ainda investem em prêmios físicos e acreditam que esse seja o melhor modelo de distribuição de incentivos.

Se isso fosse verdade, por que grandes empresas como Ambev, Nestlé, Bayer, Arezzo, MRV – entre várias outras – vem investindo cada vez mais em prêmios de incentivo digitais?

Existem inúmeras vantagens nos prêmios de incentivo digitais, e listamos 3 abaixo:

Eficiência

Na entrega de prêmios digitais, não há necessidade de se preocupar com estoque, embalagem, envio ou possíveis extravios. Prêmios digitais podem ser distribuídos instantaneamente, garantindo que colaboradores e terceiros os resgatem rapidamente, de onde estiverem.

Redução de custos

A ausência de despesas logísticas dos prêmios físicos libera recursos financeiros que podem ser reinvestidos em outras áreas importantes da empresa.

Flexibilidade e personalização

Os premiados podem escolher entre uma variedade de opções que melhor atendam às suas preferências individuais.

Por exemplo, o valor em carteira pode ser usado em uma ampla gama de lojas online por meio de cupons, proporcionando uma experiência mais personalizada e satisfatória, sem enviar prêmios que os participantes da campanha não querem receber.

Levando esses fatores em consideração, neste artigo falaremos, principalmente, sobre as premiações de incentivo financeiras.

Quais são os riscos de pagar prêmios de incentivo na folha de pagamento?

Muitas empresas que já adotam as premiações de incentivo financeiras acabam realizando esse repasse direto na folha de pagamento. Essa pode parecer uma solução prática, mas envolve vários riscos à empresa.

Isso porque prêmios pagos regularmente e sem critérios objetivos podem ser considerados parte do salário pela Justiça do Trabalho, acarretando encargos como INSS e FGTS.

Mesmo quando existem critérios objetivos para a premiação, a frequência dos prêmios pagos por meio da folha de pagamento ainda pode classificá-los como salário.

Quanto à tributação, prêmios pagos como bônus ou comissões não costumam sofrer incidência de Imposto de Renda.

Porém, se a Receita Federal os considerar salário, eles também poderão serão tributados. Além disso, a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) pode incidir sobre esses prêmios se forem vistos como parte da remuneração.

Há também o risco de passivo trabalhista. Se o prêmio for integrado ao salário, demitir um colaborador se torna mais custoso, já que o aviso prévio precisará incluir o valor dos prêmios.

Método exclusivo Cashin: como funciona?

A Cashin é pioneira no mercado de incentivos digitais e conta com um método exclusivo para o pagamento de incentivos.

A seguir, reunimos as principais vantagens dessa solução:

Pagamento de incentivos 100% digital

Realizar o pagamento de incentivos de forma digital com apoio de uma solução independente permite a centralização de todas as operações relacionadas às campanhas de incentivo da empresa.

Isso facilita o gerenciamento e acompanhamento dos pagamentos, além de proporcionar uma visão organizada de métricas relevantes.

Além disso, uma solução externa de pagamento digital é projetada para proteger as informações financeiras e pessoais dos usuários.

A utilização de uma solução digital também proporciona maior transparência nos pagamentos, já que todas as transações são registradas, facilitando a auditoria e o Compliance.

Na prática, você pode gerar relatórios detalhados que mostram como e quando os pagamentos foram realizados, e ainda analisar os padrões de comportamento dos premiados e ter insights para oferecer prêmios cada vez mais eficientes.

Emissão de valores em lote

Em vez de realizar pagamentos individuais para cada participante, o administrador da campanha pode processar todos os pagamentos simultaneamente. Isso é especialmente útil em campanhas de incentivo com muitos participantes, onde o volume de transações pode ser bastante elevado.

Vale destacar que emitir pagamentos em lotes não é apenas prático para pessoas físicas, mas também para pessoas jurídicas (CNPJs) que participam de campanhas de incentivo.

Você consegue realizar o pagamento para empresas que colaboram como terceiros ou distribuidores de forma padronizada.

E, no dia a dia, quais são os benefícios da emissão dos valores em lote?

Ao fazer diversos pagamentos em lote, o tempo e o esforço necessários para emitir cada pagamento são drasticamente reduzidos. Isso significa menos tempo gasto em tarefas administrativas!

Sem falar que processos manuais estão suscetíveis a erros, por exemplo, a inserção incorreta de dados ou o esquecimento de pagamentos.

A emissão em lotes minimiza esses riscos, garantindo precisão e consistência nas transações.

Lotes nomeados

Com a emissão de prêmios em lotes nomeados, você facilita a organização, o acompanhamento e a auditoria das campanhas de incentivo. Por exemplo, um lote pode ser nomeado como “Equipe de Vendas Q2” ou “Programa de Reconhecimento de Clientes VIP”.

Isso facilita a comprovação da origem do pagamento no momento da auditoria, provando sua associação com uma campanha de incentivo.

Além disso, facilita o envio de informações e relatórios sobre quais prêmios foram distribuídos e a quem, permitindo um rastreamento mais eficiente.

Sem uso de dados sensíveis

A Cashin, diferente de outras soluções de pagamento de incentivo, não solicita dados sensíveis aos premiados para evitar vínculo trabalhista, já que a maioria é terceirizado.

Pelo contrário, solicitamos apenas um dado de contato (e-mail ou telefone) para informar que o participante recebeu o prêmio.

Isso é interessante porque, no caso do cartão pré-pago, você precisa de todos os dados de premiado – CPF e endereço – para emissão do cartão.

Autorização e aceite de termos pelo usuário final

A autorização e o aceite dos termos da campanha de incentivo pelo usuário final formalizam a participação dos usuários, assegurando que eles concordam com as regras, condições e objetivos da campanha.

Isso é crucial para a proteção legal da empresa, pois demonstra que todos os participantes aceitaram voluntariamente as condições, o que pode ser indispensável em caso de disputas judiciais ou auditorias.

Aceite de premiações pelo premiado

O aceite de premiações pelo premiado gera um registro documentado do recebimento do prêmio, importante para a prestação de contas e auditorias internas.

Em outras palavras, a empresa consegue provar que pagou o valor como forma de premiação de incentivo, e não qualquer outro tipo de remuneração.

Relatórios completos

Relatórios completos trazem uma visão abrangente e, ao mesmo tempo, detalhada do desempenho das ações de incentivo da empresa.

Eles fornecem insights valiosos sobre a quantidade de lotes emitidos, usuários, ticket médio dos lotes e o saldo atual da conta.

Com essas informações, é possível realizar uma análise de dados assertiva e tomar decisões informadas ainda no decorrer das campanhas.

Os relatórios também podem ser usados para prestação de contas internas e externas.

Por que pagar incentivos para colaboradores e terceiros na Cashin?

Além da segurança, pagar premiações com a Cashin traz uma série de facilidades para sua operação, por exemplo:

  • Painéis de controle: possibilidade de acompanhar métricas relevantes como a quantidade de lotes emitidos, usuários, ticket médio dos lotes e o saldo atual da conta.
  • Auditoria completa: rastreabilidade de todas as transações financeiras realizadas.
  • Variedade de prêmios: ampla variedade de prêmios digitais para resgate diretamente pelos premiados.
  • Resgate instantâneo de prêmios: o resgate de prêmios é feito de forma rápida e segura através do App Cashin.

Como faço para conhecer a Cashin?

Neste texto, vimos por que pagar incentivos para colaboradores e terceiros na Cashin, além dos benefícios do nosso método exclusivo para a sua empresa.

Agora, você pode se perguntar: “Como faço para conhecer a solução de pagamento de prêmios de incentivo da Cashin?” 

Se você procura uma solução 100% digital com distribuição imediata, agende uma demonstração agora ou entre em contato diretamente com nossa equipe comercial.