Famílias curitibanas recebem um Vale-Creche mensal de até R$ 1 mil pago via Cashin

Em Curitiba, até maio de 2025, mais de 3.000 crianças estavam na fila esperando por um lugar nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), segundo a Secretaria Municipal de Educação. 

Essa demora para conseguir uma vaga vinha afetando principalmente as famílias de baixa renda — em especial as mães que precisavam trabalhar, mas não tinham com quem deixar os filhos.  

E o problema ia além: o processo de inscrição era complicado, já que muitas vezes eram exigidos documentos que nem todas as famílias em situação de vulnerabilidade conseguiam apresentar. 

 

Desafio

Sabendo da importância de enfrentar esse problema, o prefeito Eduardo Pimentel, que assumiu o comando da cidade em 2025, criou o Plano Municipal pela Primeira Infância. 

Esse plano traça diretrizes para garantir os direitos das crianças de até seis anos, em linha com o Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016).

Mas implementar o PMPI esbarrava em um desafio: como criar um programa que fosse escalável, transparente e que otimizasse o uso dos recursos públicos? 

Nesse contexto, foi idealizado o Vale-Creche, programa inovador e inédito em nível nacional. 

O projeto ofereceria às famílias com crianças de 0 a 3 anos e renda de até 3 salários-mínimos um valor mensal para matricular os pequenos em instituições particulares até conseguirem sua vaga na rede pública.  

No total, mais de 3 mil famílias seriam beneficiadas pelo programa, que precisava garantir esses 3 pilares e, ao mesmo tempo, um acesso descomplicado ao benefício pela população:

  1. Escalabilidade: era preciso alcançar um alto número de crianças e suas famílias, mantendo a qualidade e a efetividade do programa. Isso demandaria não apenas recursos financeiros, mas também a adoção de tecnologia que facilitasse a distribuição do benefício e o acompanhamento de seu uso.
  2. Transparência: uma regra da Constituição Federal, mais especificamente do artigo 5º, XXXIII. Logo, seria imprescindível haver prestação de contas acessíveis à população, com divulgação regular de informações sobre a execução do PMPI.
  3. Eficiência no uso dos recursos públicos: que levou à busca por uma parceria com o setor privado, já que a Prefeitura de Curitiba não possuía soluções que atendessem a essas demandas específicas.

 

Solução

Dentre uma série de empresas consultadas pela Prefeitura, a Cashin foi a única que conseguiu atender 100% ao escopo do programa e com a urgência necessária.

Três pessoas sorriem para a câmera em um evento de lançamento com fundo azul claro e o texto "LANÇAMENTO" ao fundo. O grupo é composto por duas mulheres, uma com cabelos loiros e outra com cabelos ruivos, ambas vestindo camisas verdes, e um homem com barba e cabelos curtos, vestindo camisa azul.

“Desde o primeiro contato com time da Cashin, percebemos o atendimento diferenciado. Foram diversas trocas até entendermos que a startup conseguiria atender a um escopo tão específico e singular, e foi a melhor decisão que poderíamos tomar”, afirma o Diretor Executivo da Prefeitura de Curitiba, João Eduardo Vidal.

 

3 fatores essenciais na escolha da Cashin como parceira tecnológica para viabilizar o programa Vale-Creche

Imagem de uma mão segurando um smartphone que exibe a tela do aplicativo Cashin, mostrando o saldo disponível e a opção "Vale-Creche" da Prefeitura de Curitiba.

 

1) Tecnologia

Oferecemos uma solução digital para a gestão da iniciativa e distribuição dos valores para as famílias beneficiadas.

Na prática, o valor é repassado diretamente às famílias por meio de uma conta digital (App Cashin) ou cartão físico personalizado, habilitados para uso apenas em creches — garantindo a segurança das operações.

A Prefeitura conta com uma aplicação white label, ou seja, plataforma toda customizada com o logo e identidade visual do programa, mantendo a comunicação alinhada com a gestão local.

 

2) Compromisso com o escopo do cliente  

Nossa solução cobre toda a jornada, dos controles necessários pela Prefeitura até uma experiência positiva para os beneficiados:  

  • Repasse dos valores de forma digital; 
  • Garantia de aceite apenas em instituições legítimas; 
  • Controle orçamentário pela Prefeitura; 
  • Relatórios para prestação pública de contas; 
  • Fácil utilização pelas famílias. 

Tudo isso sem papelada, filas ou burocracia. Uma solução moderna, digital e alinhada com as necessidades das famílias e da gestão pública de Curitiba.

 

3) Atendimento de qualidade 

A entrega não acaba com o pagamento dos valores. As famílias também precisam prestar contas sobre a utilização do benefício e ter todo o suporte necessário de forma ágil e eficiente. 

Por isso, oferecer um atendimento via WhatsApp à população foi essencial para o acolhimento e o esclarecimento de dúvidas: 

  • Gestão da prestação de contas via chatbot (comprovantes de pagamento e frequência da criança na creche); 

 

Implementação em tempo recorde 

A implementação do programa ocorreu em tempo recorde, graças a uma atuação integrada e colaborativa entre as equipes da Cashin e da Prefeitura de Curitiba. 

Diversas áreas da Cashin se uniram para garantir a rápida implementação, desde a criação das contas digitais até a personalização da plataforma, que foi entregue em modelo white label – ou seja, personalizado com a identidade visual do programa. 

O processo de cadastro das famílias incluiu a criação de contas digitais e o envio de cartões já parametrizados para uso exclusivo nas creches aprovadas pela Prefeitura.  

Cada responsável recebeu ainda um kit de orientação, com folder explicativo e acesso a materiais digitais. 

 

Resultados do Vale-Creche

  • 3 mil famílias curitibanas com acesso imediato à educação infantil. 
  • Apoio direto às mães trabalhadoras, que agora têm onde deixar os filhos com segurança para retornar ao mercado de trabalho. 
  • Distribuição digital e personalizada do Vale-Creche, via conta digital ou cartão físico exclusivo para uso em creches. 
  • Modernização da gestão pública, sem papelada e burocracia – comuns no setor público -, com todo o processo digitalizado e atendimento humanizado via WhatsApp. 
  • Segurança e transparência no uso dos recursos públicos, com controle de uso, suspensão automática em caso de ausência de prestação de contas e relatórios de Compliance em tempo real. 
  • Exemplo de parceria público-privada eficiente, combinando inovação da iniciativa privada com as metas sociais do poder público. 
  • Comunicação facilitada com as famílias.