Embora muitos líderes de vendas até consigam gerar clientes, muitos não sabem como dar o próximo passo para aumentar as vendas.

Outros até conseguem aumentar a receita, mas gastam tanto que o lucro fica comprometido.  

Então, surge a pergunta: como aumentar a produtividade do time de vendas sem elevar o custo da operação? 

A resposta é óbvia: investir em incentivos de vendas. E é aí que a Cashin pode fazer a diferença para o seu negócio. 

Neste texto, vamos explorar os quatro pilares essenciais que você deve conhecer para potencializar suas vendas utilizando incentivos de vendas de forma descomplicada e muito mais eficiente. 

Como os incentivos de vendas ajudam a aumentar a produtividade?

De acordo com o estudo “State of the Global Workplace 2024”, da Gallup, o Brasil é o 4º país da América Latina com mais trabalhadores enfrentando altos níveis de estresse, tristeza e raiva no dia a dia. 

Esses sentimentos impactam diretamente a produtividade no ambiente de trabalho. A tristeza no trabalho, por exemplo, resulta em: 

  • Desmotivação para 100% dos entrevistados; 
  • Redução na produtividade para 72% dos participantes. 

Para reverter esse quadro, implementar incentivos atrelados a metas e resultados pode ser a melhor solução.  

Um levantamento da Robert Half revelou que 89% das empresas acreditam que resultados positivos estão diretamente relacionados à felicidade dos colaboradores. 

Em outras palavras, equipes satisfeitas produzem mais. E uma das maneiras mais eficazes de promover essa satisfação é oferecendo recompensas, especialmente financeiras. 

No setor de vendas, por exemplo, quando os representantes – tanto internos quanto externos – são incentivados por prêmios e bonificações, tendem a ser mais produtivos, acelerar o ciclo de vendas e, consequentemente, aumentar a receita da empresa. 

Melhores tipos de incentivo para aumentar as vendas 

Como vimos, quando bem aplicados, incentivos geram engajamento e, principalmente, mais produtividade. Listamos alguns dos principais tipos de incentivos de vendas utilizados hoje pelas empresas: 

Cupons 

A possibilidade de ganhar cupons e vouchers de grandes marcas cria um senso de recompensa palpável e rápida 

Quando atrelados a metas curtas, eles também geram um senso de urgência, incentivando os profissionais a agirem rapidamente para não perder a oportunidade. 

Viagens 

Esse tipo de incentivo oferece uma experiência única que, muitas vezes, é mais valorizada do que recompensas financeiras 

As viagens não só geram reconhecimento, mas também promovem uma associação emocional positiva com a empresa, aumentando o engajamento do vendedor à meta estabelecida – seja ele integrante do time interno ou um parceiro externo. 

Prêmios financeiros 

Receber prêmios e bonificações financeiras dão aos premiados a sensação completa de recompensa. Mas sabemos muito bem que existem questões jurídicas relacionadas aos tipos de remuneração pagos por uma empresa.  

Por isso, é importante se certificar sobre o meio de pagamento dessas premiações, garantindo que elas não serão entendidas legalmente como parte do salário ou caracterizar vínculo trabalhista com um terceiro, por exemplo. 

Nesse caso, a melhor opção para evitar qualquer surpresa é contar com um método único em prêmios de incentivo 

Na Cashin, todo pagamento é realizado pela empresa de forma 100% digital e rastreável.  

Além disso, os valores transferidos chegam para os premiados em uma carteira digital, podendo ser utilizados de diversas maneiras: resgate de cupons, troca por produtos, pagamentos com QR Code, cartão virtual ou físico – e até transferências bancárias.  

Exemplos de programas de incentivo nas empresas 

Cada incentivo possui suas particularidades, com mecânicas específicas que buscam engajar os times de vendas de diferentes maneiras. 

Abaixo, destacamos cinco exemplos de programas de incentivo nas empresas que podem ser aplicados para aumentar as vendas. 

Bateu, levou

É estabelecida uma recompensa imediata para quem atingir metas específicas. A cada meta alcançada, o participante recebe um prêmio, o que incentiva um esforço contínuo. Ex: vendedor que bate a meta de vendas recebe uma bonificação.

Volume

O participante é incentivado a vender uma quantidade específica de produtos ou serviços. Ex: ao vender 5 iPhones, o vendedor recebe R$ 200 em prêmios.

Mix de produtos

Foco na venda de um conjunto de produtos complementares. Ex: se o vendedor conseguir vender uma camiseta, calça jeans e sapatos, ele ganha R$ 200.

Cobertura

Recompensa baseada na expansão geográfica e penetração de mercado. Ex: distribuidoras que atingem 50% das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro recebem R$ 2 mil ou 2% das vendas brutas.

Visibilidade

Incentivo para aumentar a exposição de produtos, seja em lojas físicas ou e-commerce. Ex: em uma farmácia, promotores são recompensados dependendo do destaque dado ao produto no ponto de venda.

4 pilares Cashin para aumentar as vendas na sua empresa

A Cashin, ecossistema descomplicado de incentivos de vendas, possui 4 pilares que podem transformar o seu time em uma verdadeira máquina de vendas. 

Logo abaixo, confira quais são eles!

1 – Criatividade: a chave para simplificar o complexo

Em muitas empresas, incentivos de vendas ainda são feitos de forma complicada, com muitos processos, etapas manuais e pouco retorno. E é aí que a Cashin entra em campo. 

Nosso lema sempre foi tornar o que é complexo nas empresas muito mais simples. Essa é a mentalidade do time para desenvolver novas soluções, assim como para atender às necessidades dos clientes no dia a dia. 

Um exemplo prático disso é a forma como estruturamos para Ambev uma feature para o pagamento de prêmios de incentivo não apenas para pessoas físicas, mas também para CNPJs. 

Em vez de criar algo complexo, desenvolvemos uma solução simples e eficiente, que supriu as necessidades do cliente e viabilizou a realização das premiações de parceiros B2B por meio da nossa plataforma Cashin Pagamentos.

2 – Flexibilidade: soluções adaptáveis para todos os cenários

Aqui na Cashin, sabemos que não existe uma fórmula única que sirva para todos. Por isso, nossas soluções são flexíveis para se encaixar perfeitamente em diferentes tipos de empresas, tamanhos e demandas. 

Com o Cashin Engaje, por exemplo, é super fácil criar campanhas de incentivo com comunicação automatizada e cálculo automático de premiações.  

Com nossa plataforma, você pode automatizar mensagens via WhatsApp e e-mail, aumentando a interação e o alcance da sua campanha. 

Já a plataforma Cashin Pagamentos traz praticidade para pagar os incentivos, permitindo o pagamento 100% digital de prêmios, bonificações e outras remunerações variáveis com uma gestão de orçamento simplificada e relatórios completos para auditoria e Compliance.  

Quando falamos de diversidade nas premiações, os Cupons são um destaque à parte, com mais de 200 lojas parceiras de diferentes categorias.  

Isso garante que a força de venda seja surpreendida com opções que atendem a vários perfis. Se a ideia é algo mais especial, os cupons de viagem permitem adaptar a premiação para diferentes gostos e orçamentos. 

Para quem precisa gerenciar despesas corporativas e criar estratégias de reconhecimento que realmente retêm talentos, nossa solução de Multibenefícios é moldada para se ajustar ao estilo da empresa. 

Em todas as opções, existe flexibilidade tanto para os gestores, que podem escolher o formato de incentivo que melhor atender à sua área, quanto para os premiados, que recebem e usam suas premiações onde e como quiserem.

3 – Eficiência: tudo o que você precisa em um só lugar

A Cashin oferece um ecossistema digital integrado que simplifica a gestão de incentivos de vendas ao reunir diversas soluções em um só lugar.  

Isso permite que as empresas centralizem todas as etapas da ação de incentivo, simplificando a operação e tornando o processo mais ágil. 

Além de reduzir a necessidade de múltiplos fornecedores, elimina processos manuais, economizando tempo e recursos.  

Na mesma linha, temos um time sempre pronto para entender os desafios de cada cliente. Oferecemos suporte contínuo para tirar dúvidas sobre nossas soluções.

4 – Segurança: proteção completa para sua empresa

Na Cashin, cada camada de proteção é pensada para que você foque no que importa: aumentar as vendas com ações de incentivo, com total tranquilidade e segurança. 

E é assim que geramos confiança para sua empresa: 

  1. Segurança no acesso: a proteção começa no momento do login, tanto para empresas clientes ou premiados. Utilizamos senhas robustas e outras medidas de segurança que formam a primeira linha de defesa contra acessos não autorizados. 
  2. Segurança jurídica: nossa plataforma assegura que após o pagamento de remuneração denominada “prêmio”, em dinheiro ou outros formatos, não haja incidência de qualquer encargo trabalhista ou previdenciário. Isso é possível graças aos relatórios completos para auditoria. 
  3. Segurança tecnológica: implementamos tokens de autenticação, ferramentas de KYC (Know Your Customer), além de monitoramento contínuo de atividades e análise de comportamento, tudo para proteger suas campanhas e garantir que o pagamento das premiações seja seguro. 
  4. Segurança de dados: não solicitamos dados sensíveis dos premiados, apenas informações mínimas de contato, como e-mail ou telefone, reduzindo o risco associado ao tratamento de dados trabalhistas. 
  5. Operações financeiras: viabilizamos uma gestão simplificada de orçamentos e pagamentos identificados, o que garante maior respaldo para todas as transações financeiras realizadas entre a empresa e seus premiados.

Venha para a Cashin!

Esses quatro pilares – criatividade, flexibilidade, eficiência e segurança – são a base que torna a Cashin a parceira ideal para empresas que buscam descomplicar seus incentivos de vendas. 

Nossa abordagem assegura que todo o processo ocorra de maneira tranquila, permitindo que as empresas foquem no que realmente importa: vender mais. 

Quer saber como a Cashin pode descomplicar seus incentivos de vendas?

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