Você conhece o PIX? O que significa essa sigla? E o que ela representa para a suas finanças?

Uma das maiores comodidades, hoje, principalmente por conta da pandemia, é poder fazer pagamentos de forma online, rápida e segura. Sabemos que os bancos já possuem aplicativos totalmente adaptados à essa tecnologia para quem prefere não perder tempo esperando na fila de uma agência ou lotérica. Mas diversos modelos novos estão surgindo, e a Cash In vai te deixar por dentro de tudo.


Hoje, vamos explicar um pouco dessas novas formas de pagamentos, que estão chegando para facilitar ainda mais a nossa vida. Confira!


Você já conhece o PIX?


Para quem não conhece, o PIX – termo que remete a conceitos como tecnologia, transação monetária e pixel – é um novo meio de pagamento que começará a funcionar em novembro de 2020. Ele permitirá fazer transferências e pagamentos em qualquer dia e qualquer horário de forma instantânea: todas as transações serão completadas em até dez segundos.


Esse meio de pagamento, alternativa a opções como TED, DOC, boleto e até cartão de débito. Todos os bancos e instituições financeiras com mais de 500 mil clientes deverão oferecê-lo como uma forma de pagamento em seus aplicativos e serviços digitais. Tanto usuários pessoa física quanto pessoa jurídica, como empresas e estabelecimentos, poderão usar o PIX para fazer e receber pagamentos.


Benefícios desse pagamento


O PIX tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado, além de baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes, promovendo a inclusão financeira e preenchendo uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis, atualmente, à população. Em linha com a revolução tecnológica em curso, possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio e a redução do custo social relacionada ao uso de instrumentos baseados em papel.


Além da questão do custo, as vantagens são diversas e suas principais características são:


· Rapidez: as transferências e pagamentos são concluídos em até 10 (dez) segundos;

· Segurança e facilidade: com as chaves do Pix, não é necessário informar todos os dados bancários e pessoais para receber uma transferência ou pagamento, mas, sim somente uma das chaves cadastradas – só CPF, só e-mail, só telefone celular, etc; (veja aqui tudo sobre as chaves Pix);


· Disponibilidade: o Pix poderá ser enviado e recebido 24 horas por dia, 7 dias da semana; isso inclui também feriados.


Para quais contas poderei utilizar o PIX?


O Pix poderá ser usado para pagamento de conta de luz, compras online ou físicas, transferências para outras pessoas ou estabelecimentos, e até para o pagamento de impostos do governo.


Diversas vantagens, não é mesmo? Uma forma rápida, prática e livre de efetuar o pagamento de suas contas, onde estiver e a qualquer instante.


Quer saber mais dicas fresquinhas do mundo das finanças como essa? Então, acompanhe os conteúdos da Cash In e fique por dentro de tudo!

Clique aqui e seja .In