Saiba como planejar o 2021 na sua empresa

É muito provável que você faça parte do grupo de pessoas que não quer nem saber de relembrar como foi 2020. Além da preocupação com a saúde, a economia também foi impactada, provocando paralisação nas atividades, fechamento de empresas e o desemprego. Em um ano tão diferente, diversas organizações se viram diante de uma realidade desconhecida e onde as ações previstas dificilmente puderam ser colocadas em prática.


Porém, ainda em meio às incertezas, mas um pouco mais habituados com alguns desafios, é necessário retomar a confiança e a esperança de dias melhores e planejar o futuro da sua empresa.


É claro que não se trata de uma tarefa simples, até mesmo porque ainda existem indefinições que dificultam previsões certeiras em relação ao novo ano. Mas, mesmo em períodos difíceis, o planejamento é um grande aliado para ajudar no crescimento do seu negócio e ajudar a amenizar os impactos.


Confie no planejamento estratégico


Planejar nada mais é do que criar um plano para alcançar determinado objetivo. Mas só isso não basta. Esse plano também precisa estar acompanhado de uma estratégia, ou seja, como serão exploradas as melhores condições para chegar a esses objetivos. É isso que chamamos de planejamento estratégico.


Esse método engloba definição de metas, tomada de decisão, mobilizações e efetivas ações para alcançar os propósitos com foco no sucesso empresarial. Ou seja, o planejamento entra com a metodologia (os meios), enquanto a estratégia aparece com a parte criativa, de análise e decisão.


Coloque o planejamento em prática


O planejamento estratégico é realizado em etapas. Confira algumas delas:


Analise o ambiente e defina metas: encerrar um ano e iniciar outro é uma oportunidade de recomeço. Por isso, coloque na balança o que você conseguiu fazer e o que ficou pelo caminho. Identifique as dificuldades, até porque elas ensinam muitas coisas e podem funcionar como aprendizado.


Dessa forma, você poderá definir as metas da sua empresa para 2021. É possível crescer? Ou a aposta é uma estabilidade? Nessa primeira fase, é importante saber onde se quer chegar. Por isso, pense em metas imediatas e de longo prazo.


Considere imprevistos: 2020 mostrou que dificuldades podem surgir de onde menos esperamos, provocando grandes mudanças no nosso dia a dia. Por isso, como aprendizado, você precisa considerar imprevistos no seu planejamento.


Pense que 2021 pode ser um ano de retomada, mas que também não será um caminho fácil a ser percorrido. A pandemia ainda deve fazer parte da nossa rotina por um bom tempo até que imunização chegue para a maior parte da população mundial. Dessa forma, considere quais contratempos você pode ter nesse próximo período. Alguns problemas podem ser solucionados antes mesmo que aconteçam. É importante também que você seja realista: nem todos os problemas são tragédias. Com calma e foco, é possível superar as adversidades.


Saiba o seu orçamento: muitos serviços foram impactados negativamente pela economia. Porém, com a retomada dos trabalhos, no final do ano, os prejuízos puderam ser amenizados e permitiram alívio nas contas da empresa.


Por isso, saber o quanto se tem de recursos para alavancar o negócio nesse ano é muito importante. Esse orçamento precisa ser bem estruturado, separando finanças pessoais da empresarial, sabendo onde pode ser interessante cortar e onde não é possível.


Conheça o seu concorrente: não é errado conhecer as táticas dos seus concorrentes. É possível aprender com os erros e os acertos. Por isso, veja o que eles fizeram ao longo do ano que passou. Pesquise sobre os seus produtos, o que oferecem, o que as pessoas estão falando sobre ele para que você tenha inspirações de ações para implementar na sua empresa.


Tenha estratégia de vendas: você precisa colocar os seus produtos ou serviços na vitrine para que sejam vistos pelo consumidor. E apostar em ferramentas digitais é uma tendência que aumenta a cada ano e deve estar no seu planejamento para 2021.


Por isso, identifique potenciais clientes na internet e faça um trabalho de marketing para converter consultas, pesquisas e leituras em vendas. Dessa forma, também poderá integrar as equipes de marketing com o comercial, apostando em treinamento e engajamento para que a venda seja mais assertiva e que todos possam explicar o seu produto com mais facilidade.


Reconheça o esforço da sua equipe: o ano teria sido ainda mais difícil se não tivesse o esforço da sua equipe de profissionais. Por isso, em 2021, considere colocar os funcionários em destaque. Planeje ações para feedbacks, elogiando bons resultados e apontando soluções de melhorias caso necessário.


Além disso, pode ser bacana recompensar financeiramente os colaboradores. Há iniciativas digitais e fáceis que dão autonomia e segurança para o profissional investir o recurso onde desejar.


É importante lembrar: não há momento melhor para criar ou revisar o seu planejamento. Essa também é uma dica. Trabalhe com o planejamento embaixo do braço e atualize as metas e objetivos sempre que achar necessário e conforme o andamento do ano. A tendência é que 2021 repita algumas dificuldades que se apresentaram no ano que passou, mas com otimismo, organização e planejamento podemos superá-las em breve.


Tenha um bom ano :) - Acesse o site da Cash.In clicando aqui e fique por dentro.

24 visualizações0 comentário