Como uma boa saúde mental melhora o desempenho de seus colaboradores?

O desgaste com a rotina de trabalho, onde a cobrança é enorme, os prazos curtos e metas precisam ser constantemente batidas, é parte da vida de incontáveis profissionais no mercado de trabalho e totalmente prejudicial à saúde mental.


Profissionais felizes e motivados com seus empregos trabalham mais e melhor, e os empreendedores parecem entender isso cada vez mais. Um colaborador psicologicamente frágil não apenas é prejudicial para a empresa, mas também para sua própria vida.


Sendo assim, preparamos este artigo para mostrar como uma boa saúde mental melhora o desempenho dos seus colaboradores. Acompanhe!


Mas o que é saúde mental?


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde mental é determinado por fatores relacionados aos sistemas cognitivo e emocional dos seres humanos.

Sendo assim, uma boa saúde mental está conectada com a ausência de doenças psicológicas. Ou seja, é aquela pessoa que se sente feliz com as coisas que acontecem no seu dia a dia, incluindo o trabalho, por exemplo.


Contudo, nem só de sentimentos positivos se vive. Então, mais do que isso, é fundamental saber administrar tanto as coisas boas, quanto as ruins, como tristeza e frustações.


Uma saúde mental debilitada é bastante perigosa, já que leva a doenças como a depressão. Portanto, se você ainda não tinha parado para pensar no tema, vale a reflexão.


Como manter a saúde mental no dia a dia?


Agora que você já sabe o que é uma boa saúde mental, provavelmente deve estar se questionando o que fazer para alcançá-la. Para isso, listamos algumas práticas indispensáveis para atingir este objetivo. Confira!


  • Praticar exercícios físicos regularmente;

  • Dormir bem;

  • Ter uma alimentação saudável;

  • Reservar um tempo para descanso;

  • Estar em contato com a natureza;

  • Desenvolver atividades que geram prazer.


Com isso, o corpo e a mente ficam em um estado de perfeita harmonia e doenças são evitadas. A mais comum de todas é a depressão que, segundo a OMS, atinge cerca de 350 milhões de pessoas no mundo todo.


Quais são os sinais de uma saúde mental fragilizada?


Para saber quando uma pessoa apresenta uma saúde mental fragilizada, é necessário prestar atenção em uma série de sinais que podem ajudar a detectar o problema.


As principais causas das doenças psicológicas são: estresse; brigas; atrasos; insatisfações; doenças físicas; falta de apoio emocional (família, amigos, etc); e falta de dinheiro.


Dessa forma, o corpo começa a dar sinais de que tanto ele quanto a mente não estão em perfeita harmonia. Com isso, mais problemas aparecem, veja alguns dos mais comuns.


1. Problemas para dormir: o horário de sono considerado normal para qualquer pessoa é entre 7 e 9 horas diárias. Dormir menos que isso por problemas como a insônia, por exemplo, pode ser um sinal de distúrbios como a depressão e a ansiedade.


2. Tensão constante: alguém que se sente tenso o tempo inteiro ou boa parte dele, acaba sobrecarregando os próprios pensamentos. Isso é prejudicial ao sono, no desempenho do trabalho e outras atividades. Além disso, passar muito tempo ansioso causa outros desconfortos, como dores na barriga, cabeça, falta de ar e palpitações.


3. Alterações de humor: reagir de forma exagerada a todas as situações ou mudar de humor muito rapidamente pode ser mais um sinal de problemas com a saúde mental.


4. Esquecimento: esquecer de uma coisa ou outra é totalmente normal. Porém, quando isso se torna constante, pode ter relação com causas psicológicas.


A melhor dica para qualquer uma das situações é consultar um médico especialista o quanto antes. Assim, o diagnóstico será preciso e um tratamento eficaz será recomendado.


Como isso melhora o desempenho dos colaboradores?


Profissionais com uma saúde mental em ordem se tornam pessoas mais felizes e de bem com a vida. Os impactos que isso traz para a empresa também são extremamente positivos.


Um funcionário motivado rende até 50% a mais do que aqueles que estão descontentes com suas funções. Isso acaba prejudicando todo o processo de produção, causando atrasos e prováveis desperdícios de recursos.


Então, como manter os colaboradores felizes e motivados?


Acima de tudo, se você, como gestor, notar algum dos sintomas que destacamos acima, o mais importante é ter uma conversa franca com o colaborador, de forma que ele se sinta acolhido e não pressionado.


Contudo, existem formas de melhorar o ambiente de trabalho e promover iniciativas que mantenham a motivação dos funcionários em dia. Tópicos como a valorização individual, horários flexíveis, treinamentos, entre outros, ajudam o colaborador a se sentir inspirado e preparado.


Outra técnica bastante útil e que vem sendo cada dia mais utilizada pelas empresas é os prêmios de incentivo. A prática é simples, porém, eficiente. Ela consiste em dar compensações financeiras aos funcionários.


Por exemplo: se você estipular que cada funcionário que não se atrasar nenhuma vez durante o mês ganhará R$50,00 a mais no pagamento, isso vai servir como uma motivação extra para todos.


Gostou do nosso conteúdo?


Para continuar lendo mais conteúdos como este, fique de olho em nosso blog. Não deixe de nos acompanhar também pelas redes sociais, estamos sempre postando novidades incríveis para você!

42 visualizações0 comentário