Como gerenciar aumentos e premiações para manter sua equipe motivada?

Se fôssemos criar uma lista de coisas que mais desmotivam no mercado de trabalho, sem dúvidas, a desvalorização entraria forte na briga pelo topo. Se tratando do gestor de uma empresa/marca, fica ainda mais difícil cumprir a árdua tarefa de manter a sua equipe sempre motivada para que, consequentemente, produza mais e melhor.


Porém, alternativas como aumentos e premiações para os colaboradores acabam surgindo como meios para manter a motivação em dia. Contudo, como gerenciar isso?


É fato que um funcionário motivado com seu trabalho rende mais. Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Right Management, com cerca de 30 mil pessoas em 15 países, incluindo 100 brasileiros, concluiu que pessoas motivadas em seu ambiente de trabalho rendem cerca de 50% a mais que aquelas desiludidas com a sua carreira profissional.


Entretanto, sair distribuindo aumentos e premiações sem planejamento pode acabar comprometendo o orçamento da sua empresa e colocando-a em sérios problemas financeiros.


Abaixo, listamos algumas dicas úteis para que você mantenha a motivação da sua equipe no alto e faça isso com segurança.


1. Não ultrapasse seu orçamento: para que você não gaste o dinheiro que não tem e isso acabe impactando negativamente sua empresa e a equipe no futuro, conheça o seu orçamento e não o ultrapasse. Produza um levantamento anual e crie avaliações de desempenho para gerenciar melhor aqueles que produziram o suficiente para merecerem uma correção salarial.


2. Aumento por tempo de trabalho: outra opção que pode ser útil é definir prazos conforme o tempo de serviço do funcionário. Por exemplo, uma porcentagem fixa de aumento salarial a cada novo semestre ou ano que a pessoa completa dentro da equipe de trabalho. Contudo, é recomendada a cautela com essa opção para que, como citado no item 1, essa prática não comprometa o orçamento da sua empresa.


3. Premiações: um método que pode ser bastante eficaz. Oferecer compensações financeiras para recompensar empenho e dedicação geram uma motivação nos funcionários. Adicionar um bônus salarial para aqueles que não faltaram ou chegaram atrasados nenhuma vez durante o mês ou que atingiram a meta de produção ou vendas são bons exemplos que servem para dar um incentivo extra à sua equipe.


4. Crescimento por desempenho: utilizando este meio, o gestor fica mais “livre” para avaliar individualmente o desempenho de seus colaboradores para com as funções que exercem dentro da equipe de trabalho. Assim, cria-se um sistema de meritocracia, onde os aumentos salariais não seriam definidos somente por cargo, idade ou tempo de contribuição. Entretanto, em uma empresa de médio ou grande porte, a prática se tornaria mais complexa, já que, dificilmente, se teria tempo para acompanhar a evolução de cada funcionário.


5. Crescimento por cargo: ao contrário do item anterior, neste, os aumentos salariais se dariam única e exclusivamente conforme o cargo ocupado pelo colaborador. Dessa forma, geraria uma igualdade salarial conforme a função exercida. Porém, para que haja uma motivação maior, é necessário gerenciar o sistema de promoções de uma maneira que seus funcionários vejam que é realmente possível crescer dentro da sua empresa.


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