Como atrair e manter jovens talentos para a sua empresa?

O mercado de trabalho está em constante evolução. Com isso, conforme alguns trabalhadores vão se aposentando, é natural que os jovens ocupem seus lugares e busquem seu espaço profissional.


A Geração Z nasceu e cresceu dentro do período tecnológico, com o desenvolvimento e consolidação da internet e do mercado digital.


Dessa forma, a facilidade e a naturalidade com que dominam computadores, smartphones e demais aparelhos eletrônicos é um atrativo extra aos interesses daqueles que buscam novos talentos para suas empresas.


Contudo, como mantê-los trabalhando em benefício do seu negócio? Abaixo, elencamos alguns tópicos importantes para manter os jovens motivados:


Valorização individual


Diferente de décadas atrás, os jovens de hoje não cultivam o hábito de permanecer em uma empresa durante a vida toda. Caso sintam-se insatisfeitos com o ambiente de trabalho, logo procuram outras oportunidades.


Portanto, procure acompanhar de perto a evolução de cada um, conhecer suas ambições dentro da empresa e se pretendem se qualificar em outras funções. E o mais importante: ofereça chances de crescimento.


Ambiente de trabalho saudável


Um bom e saudável ambiente de trabalho é essencial. Procure estimular o convívio entre seus colaboradores e dinâmicas que aproximem cada um.


Mantenha um diálogo aberto. É importante que eles sintam que podem contar com você em caso de necessidade e falar sem medos ou receios.


Parcerias com instituições de ensino


Se tem algo que pesa no bolso do jovem, com certeza é pagar um curso superior ou técnico, por exemplo. Por isso, firmar parcerias com instituições de ensino, a fim de obter descontos ou outros tipos de vantagens para seus funcionários, serve como uma gigantesca motivação.


Assim, todos saem ganhando: o jovem pode ser qualificar ainda mais e ter um desconto nas mensalidades e você pode utilizar esse conhecimento em prol da sua empresa.


Vagas específicas a este público


É fato que um profissional mais velho terá mais experiência dentro da área de interesse do seu negócio na hora da contratação, principalmente se tratando de cargos mais tradicionais.


Contudo, para alguém ter experiência, é necessário dar oportunidades. Dessa forma, crie vagas destinadas à primeira chance no mercado de trabalho para pessoas mais jovens e que estejam dispostas a aprender.


Horários flexíveis


Estudar demanda tempo e, às vezes, as aulas não serão no pós-expediente. Portanto, crie horários flexíveis para que o profissional possa adaptar os estudos com o trabalho, e não o contrário.


Assim, é possível conciliar tudo de acordo com cada realidade. Outra alternativa bastante eficaz é apostar no home office. Em dias específicos ou a combinar com o gestor, permita o trabalho remoto.


Treinamento


Caso o jovem opte por não fazer um curso mais complexo e com maior tempo de duração, invista em treinamentos de acordo com o trabalho desenvolvido por ele.


Palestras, workshops, oficinas e outros meios mais comuns são bastante simples e contribuem para qualificar todos os colaboradores da sua empresa, podendo ser realizados em horários dentro do próprio expediente.


Troca de experiências


Todo mundo tem algo para ensinar. Sendo assim, estimular o contato e a troca de experiências entre todos os seus colaboradores, em especial os mais velhos com os mais jovens, só tende a ser benéfico.


Com isso, uns aprendem com os outros e aprimoram as suas habilidades, facilitando a divisão do trabalho e a otimização da mão de obra, já que os profissionais terão capacidade de desenvolver mais de uma função.


Prêmios de incentivo


Um dos atrativos mais eficazes para motivação é oferecer prêmios de incentivo para instigar os colaboradores a dar sempre o melhor para atingir as metas propostas.


Um funcionário motivado com o seu trabalho rende cerca de 50% a mais do que aqueles que estão descontentes com suas funções dentro da empresa. Premiar em dinheiro quem não faltou ou atrasou durante o mês é um ótimo exemplo.


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