Por Nani Gordon, VP na Cashin
As premiações no mundo corporativo dividem opiniões, tanto podem motivar os colaboradores, como podem desanimar a equipe se não forem adequadas. Por exemplo, chegar no escritório e receber um bombom em um dia regular é uma surpresa agradável para começar a jornada, mas imagine receber a mesma coisa após superar uma meta de vendas milionária para a empresa? As premiações são um assunto sério para o time de marketing, gestores e líderes interessados em reter talentos e impulsionar a performance de vendas.
Dentre as histórias que circulam em redes como o LinkedIn, por exemplo, encontramos exemplos diversos de premiações que não causaram o resultado esperado. Imagine receber um salto de paraquedas de presente, mas ter medo de altura; uma viagem para outro estado, mas que precisa ser realizada em meses específicos e distantes das suas férias; até mesmo um dia relaxante em um spa pode ser difícil de conciliar com a agenda e aquele voucher na gaveta torna-se fonte de ansiedade a cada dia que a data de validade se aproxima.
Por isso, muitos profissionais e colaboradores concordam que os prêmios digitais certos podem gerar mais engajamento do que vouchers, bombons e cartões-presentes. Se o foco são incentivos baseados em performance, a tecnologia já apresenta a resposta correta, isenta e rápida. Hoje, as 100 maiores empresas do país possuem uma ferramenta em comum: a Cashin, plataforma online de pagamento de incentivos digitais, que transformou a maneira de engajar colaboradores.
Diferente de outras opções, com a premiação digital, os incentivos são revertidos em dinheiro para os premiados que podem escolher onde, como e quando utilizar, sem prazo de validade ou estabelecimentos específicos. Já para o gestor, a fintech permite acessar relatórios, estatísticas e rastrear o processo de ponta a ponta, atendendo exigências de compliance, jurídicas e de auditoria, além de tornar este processo muito mais fácil para os líderes de equipe que desejam reconhecer os funcionários que mais se destacam e incentivar a equipe.
Afinal, os prêmios digitais são melhores do que os físicos? A resposta é sim! Vivemos em um mundo digital, com colaboradores que podem trabalhar de qualquer lugar do planeta. Os efeitos de uma política de incentivos são sempre positivos e não mudam, mas a maneira de oferecê-los se transformou e agora é online para agregar o lastro necessário para os requisitos jurídicos e financeiros de qualquer empresa, sem renunciar àquilo que é mais caro para qualquer líder: motivar a equipe.