Voltar para Blog

Guia: como criar o plano de comunicação da sua campanha de incentivo

Guia: como criar o plano de comunicação da sua campanha de incentivo
14 de junho de 2024

De acordo com o Instituto de Pesquisa Locomotiva, 88% dos colaboradores concordam que uma campanha de incentivo é uma boa maneira de motivar o time.

Mas, não adianta criar a campanha e deixar os participantes sem apoio. Você precisa engajá-los durante a campanha e, para isso, um plano de comunicação é a chave.

A seguir, daremos as melhores dicas para interagir com o time durante uma campanha de incentivo e garantir os melhores resultados.

Continue com a gente!

Por que a comunicação é tão importante nas campanhas de incentivo?

Em uma campanha de incentivo, é comum a empresa lidar com profissionais que não necessariamente fazem do seu time interno e, por consequência, não estão inseridos no dia a dia do negócio.

Quando falamos de vendas, na maioria dos segmentos, são os times externos que garantem o faturamento, seja por meio de canais de distribuição ou direto no PDV (ponto de venda).

O ponto é que, caso não se sintam conectados com a sua empresa, esses parceiros podem esquecer que estão na campanha e perdem a motivação para atingir as metas.

Até mesmo se a sua campanha de incentivo for voltada a colaboradores internos, de nada adianta criar todo um planejamento se ele não for bem comunicado.

Por isso, uma comunicação assertiva é super importante para gerar os resultados esperados. Ela garante que todos os participantes compreendam os objetivos da campanha, o que se espera deles e as recompensas oferecidas.

Uma comunicação eficaz também permite que os gestores forneçam feedback contínuo, reconhecendo esforços antes da campanha acabar e corrigindo desvios assim que surgirem.

O que deve ser considerado no plano de comunicação?

A maneira mais eficaz de garantir uma comunicação assertiva com os participantes de uma ação de incentivo é desenvolver um método para isso, ou seja, um plano de comunicação.

Veja a seguir tudo o que você precisa para montar um excelente plano de comunicação.

Tema

Para deixar a campanha mais interessante, escolha um tema para ela. Isso ajuda que os participantes associem a ação a uma meta específica.

Então, escolha um tema que passe a mensagem do resultado esperado com a campanha.

Kit de inscrição

Com o kit de inscrição, você vai conseguir reunir todas as informações sobre os participantes e até fazer análises com esses dados em mãos.

Nesse kit, insira os seguintes itens:

  • Mensagem de boas-vindas: mensagem de boas-vindas explicando o propósito da campanha e demonstrando entusiasmo pela participação do colaborador. Você pode enviar essa mensagem por e-mail ou WhatsApp, por exemplo;
  • Descrição da campanha: detalhes sobre o programa ou campanha de incentivo, incluindo seus objetivos, duração e a importância da ação para a empresa;
  • Regras e regulamentos: documento que esclarece as regras da campanha, mecânica adotada e premiação para aqueles que alcançarem as metas estabelecidas;
  • Calendário do programa: cronograma com prazos para alcançar metas, eventos de reconhecimento e datas de recebimento de prêmios;
  • Material de suporte: guias, dicas ou treinamentos que ajudem o time a melhorar seu desempenho e atingir as metas. Você também pode incluir dicas para ajudar os participantes a atingirem suas metas, além de entrevistas com participantes de alto desempenho, compartilhando suas experiências e conselhos.

Relatórios de progresso individuais

Esses relatórios, que podem trazer apurações parciais de resultados ao longo das campanhas, são úteis para mostrar aos colaboradores como estão se saindo em relação às suas metas individuais e de equipe. Isso vai dar um gás extra para que eles se aproximem das metas.

Cuidado apenas ao comparar os membros da equipe para não gerar um efeito negativo. Uma boa ideia é apresentar essas informações em um ranking geral ou então de forma privada, permitindo que cada um verifique sua classificação individualmente.

Reuniões

Em alguns casos, reuniões regulares, especialmente com a gerência, também podem tornar a campanha mais eficiente.

Elas servem para alinhar as metas, mostrar os resultados alcançados até então e lembrar a equipe com frequência dos prêmios a que estão concorrendo.

Os encontros podem ser online ou presenciais, desde que mantenham o foco do time.

Solução digital de incentivo

Como visto acima, existem vários caminhos para estruturar uma campanha de incentivo e torná-la o mais assertiva possível.

Se lendo este artigo, você imaginou que estruturar tudo isso é muito complexo e vai demandar muito tempo do seu time, nós te tranquilizamos: a tecnologia é uma grande aliada a que você pode e deve recorrer.

Uma solução digital de incentivo vai te permitir centralizar todas - ou pelo menos a maioria - das etapas de criação e operação das suas campanhas de incentivo.

Na hora de definir o seu fornecedor, priorize aquelas com maior flexibilidade de formatos de comunicação (como apps, disparo de mensagens por e-mails e WhatsApp).

Com isso, você poderá não apenas otimizar a gestão da sua campanha de incentivo, como também garantir que a comunicação com os seus participantes seja feita no canal que melhor se adapte à realidade deles.

Confira aqui a melhor solução digital para gerenciar campanhas de incentivo.

Qual tom de voz usar para interagir com os incentivados?

Além de criar interações ao longo do período das suas campanhas de incentivo, o tom de voz escolhido para essa comunicação também faz toda a diferença.

Antes de mais nada, é essencial que ele esteja alinhado à identidade da marca que está promovendo a campanha.

Listamos alguns estilos que você pode seguir:

Formal:

  • Sem personalizações.
  • Estrutura objetiva, focada apenas em fatos e dados.
  • Uso de linguagem técnica, apresentação de metas e expectativas de forma direta.

Emocional:

  • Conexão com os sentimentos dos participantes por meio de histórias inspiradoras, senso de propósito e valores pessoais.

Descontraído:

  • Uso de humor, informalidade e até mesmo memes.
  • Linguagem leve e amigável, como uma conversa entre amigos.
  • Aborda tendências e inovações relevantes para os participantes.

Institucional:

  • Reflete a visão, missão e valores da empresa.

Motivacional:

  • Uso de frases de efeito.
  • Foco em conquistas, recompensas e reconhecimento.

Promocional:

  • Foco em destacar os benefícios e recompensas da campanha.

Não esqueça o treinamento!

Os participantes de uma campanha de incentivo precisam mais do que motivação para atingir metas. Eles precisam saber como chegar lá!

Durante a avaliação de desempenho, identifique onde o time precisa de desenvolvimento e ofereça as capacitações necessárias.

Lembre-se: uma boa solução de incentivo inclui fácil acesso a treinamentos, dicas de vendas e outros conteúdos que ajudem os participantes a se aperfeiçoarem tecnicamente e conhecerem cada vez mais o seu produto ou serviço.

Incentive com a Cashin!

Neste texto, apresentamos as principais estratégias para construir um plano de comunicação das suas campanhas de incentivo e aumentar o engajamento de times internos e externos.

Mas não para por aí!

Também criamos um e-book exclusivo e gratuito mostrando os desafios das empresas na hora de interagir com os participantes, fatores que ajudam a aumentar o seu engajamento e dicas extras para criar a melhor experiência nas suas campanhas de incentivo.

Clique aqui e baixe o material completo!