Apesar das diferenças entre benefícios e incentivos, muitas pessoas ainda confundem os dois termos.

São obrigatórios? Devem ser pagos regularmente? Há incidência de impostos sobre eles?

Se você quer realmente aumentar as vendas da empresa em que atua, reduzir os custos operacionais e, principalmente, operar em conformidade com as normas trabalhistas, continue lendo este artigo.

Vamos explicar as principais diferenças entre benefícios ou incentivos – e em quais situações cada um deve ser adotado.

Qual a diferença entre benefícios e incentivos?

A CLT garante diversos direitos aos colaboradores. Dentre eles, existem os chamados benefícios. Eles nada mais são do que vantagens adicionais oferecidas por empregadores além do salário.

Há diferentes modalidades de benefícios de acordo com a sua exigência e natureza.

Já os incentivos não têm relação com vínculos empregatícios e incrementam a renda dos colaboradores.

Com isso em mente, quais são as principais distinções entre incentivos e benefícios que você deveria conhecer?

Descubra a seguir!

Benefícios

Segundo a CLT, benefícios trabalhistas, como pagamento de hora extra, licença-maternidade e paternidade, aviso prévio, 13º salário, descanso semanal remunerado, férias e seguro-desemprego, são obrigatórios ao colaborador. Ou seja, toda empresa tem o dever de oferecê-los.

Além deles, outros benefícios não obrigatórios, mas bastante valorizados pelos profissionais são: plano de saúde, seguro de vida e os vales-refeição, alimentação ou transporte.

Incentivos

Um prêmio de incentivo representa uma forma de compensação, financeira ou não, na maioria esmagadora das vezes vinculada ao alcance de metas preestabelecidas.

Diferente dos benefícios, que são recebidos apenas por funcionários, eles podem ser destinados a profissionais que fazem ou não parte do time da empresa, como parceiros, distribuidores, representantes, canais de vendas, terceirizados, entre outros.

As metas vinculadas aos prêmios de incentivo podem envolver valores financeiros, a venda de determinado produto ou serviço, a conclusão de projetos ou outras conquistas desse tipo.

Também é bastante comum que os incentivos sejam disponibilizados na forma de bonificações, ou ainda com o objetivo de reconhecer a dedicação de colaboradores em datas comemorativas, por tempo de empresa ou pelo seu aniversário.

É possível que campanhas de incentivo não estejam necessariamente vinculadas a aspectos financeiros. Eles podem ser pagos em dinheiro ou outros formatos, como prêmios mais específicos, cupons, entre outros.

Além disso, os incentivos costumam ser implementados por meio de campanhas de incentivo, começando pela definição da meta do negócio para um determinado período, indo até a distribuição das premiações para quem alcançá-las.

Por fim, os incentivos podem ser físicos ou digitais, a depender da estratégia de distribuição dos prêmios de incentivo adotada por cada empresa.

Tipos de benefícios

Os benefícios são categorizados com base em sua natureza e exigência. Confira a seguir!

Classificação de benefícios quanto à exigência

Obrigatórios

Os benefícios obrigatórios são todos aqueles assegurados pela CLT. Atualmente, os principais benefícios obrigatórios são:

  • 13° salário;
  • Aviso prévio;
  • Horas extras;
  • Salário-mínimo;
  • Vale-transporte;
  • Adicional noturno;
  • Férias remuneradas;
  • Licença-paternidade;
  • Licença-maternidade;
  • Repouso semanal remunerado;
  • Jornada de trabalho de oito horas diárias;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Opcionais

Os benefícios opcionais são aqueles em que o empregador não é obrigado a pagar por lei. Mas que, por definições em convenções coletivas de trabalho (CCT) ou diferencial competitivo, também pode oferecer ao colaborador.

Dentre os principais benefícios opcionais, podemos citar:

  • Vale cultura;
  • Vale-refeição;
  • Auxílio creche;
  • Vale academia;
  • Bolsa de estudos;
  • Vale-alimentação;
  • Auxílio home office;
  • Plano odontológico;
  • Programa de bem-estar;
  • Bolsas de estudos e auxílio;
  • Planos de previdência privada;
  • Plano de saúde Coletivo Empresarial;
  • Participação nos lucros e resultados (PLR).

Classificação de benefícios quanto à natureza

Benefícios monetários:

  • Seguro de vida;
  • Plano de saúde;
  • Auxílio home office;
  • Participação de Lucros e Resultados (PLR).
  • Stock Options (Opções de Compra de Ações).

Benefícios não monetários:

  • Day off;
  • Trabalho remoto;
  • Ginástica laboral;
  • Licença parental estendida;
  • Programa de desenvolvimento profissional.

Tipos de incentivo

Como comentado acima, os incentivos são recompensas oferecidas a colaboradores em reconhecimento por seu desempenho individual acima da média, ou seja, quando ele bate – ou supera – suas metas.

A seguir, confira os principais incentivos disponibilizados pelas empresas:

Vale-presente

Vale-presente, também conhecido como gift card, é um recurso monetário disponibilizado aos colaboradores na forma de cartão físico, digital ou cupom.

O grande benefício do vale-presente é a liberdade que o colaborador tem para escolher como pretende gastar o valor pré-determinado pela empresa.

Cupom

Código ou voucher que concede descontos ou crédito pré-pago a quem o recebe. Como dito acima, permite que os colaboradores escolham produtos ou serviços de sua preferência.

Bonificações

Valores pagos ao colaborador quando atinge uma meta específica. Geralmente, as bonificações são pagas por meio de comissões.

Também há bonificações pagas como vale-viagem, pelo aniversário ou valores extras – além dos pagos normalmente – para vale-refeição ou alimentação.

Programa de pontos

Em um programa de pontos, eles são acumulados e podem ser trocados por cupons, bonificações ou outras recompensas não monetárias.

Premiações digitais

Ao longo dos anos, tem crescido a tendência de apostar em premiações digitais.

Elas se tornaram populares por vários motivos, tais como:

  • Acessibilidade: acessíveis a todos, independentemente da localização.
  • Economia: são mais baratos do que os prêmios físicos porque não exigem custos de fabricação, envio e manuseio.
  • Liberdade de escolha: permite que o parceiro escolha o prêmio do seu interesse sem se prender a modelos únicos.
  • Gratificação instantânea: podem ser entregues instantaneamente, o que proporciona uma sensação de gratificação imediata ao premiado.
  • Simplicidade na distribuição e gerenciamento: os prêmios digitais são mais fáceis para distribuir, já que podem ser facilmente entregues por apps.
  • Rastreamento e análise: os prêmios digitais podem ser rastreados e analisados, o que fornece informações valiosas sobre o comportamento e as preferências do destinatário. Esses dados podem ser usados para melhorar programas de incentivo futuros.

Principais vantagens dos incentivos

A oferta de incentivos a parceiros de uma empresa é uma grande oportunidade de ir além da obrigatoriedade legal. Obviamente, adotar essa estratégia pode trazer grandes vantagens competitivas para a empresa.

E quais são elas? Vamos lá!

Aumento das vendas

Segundo pesquisa do AMPRO, investir em incentivos, principalmente digitais, pode aumentar 20% das vendas de uma empresa. O estudo mostra que colaboradores que se sentem valorizados aumentam significativamente a sua produtividade em busca do objetivo financeiro.

Como resultado, as metas são batidas – e até superadas – com a mesma força de trabalho.

Redução do turnover

Conforme pesquisa do Instituto de Desenvolvimento da Indústria de Metais (MIDI), quanto mais eficazes e satisfatórias forem as ações de incentivo, mais baixo será o índice de turnover de uma empresa.

Com isso, é possível reter talentos, economizar na contratação de novos profissionais e, principalmente, estabilizar a produtividade das equipes. Afinal, um novo colaborador precisa de treinamento e tempo para executar o trabalho diário com assertividade.

Redução de absenteísmo

Absenteísmo é a prática de faltar, chegar tarde ou largar o posto de trabalho antecipadamente com uma frequência significativa.

Vale destacar que essas atitudes não são somente culpa da empresa ou do líder responsável. Pode haver outras causas, tais como questões familiares, de saúde, psicológicas ou emocionais.

Mesmo assim, investir em incentivos pode ajudar a aumentar a satisfação no trabalho, promover o senso de reconhecimento e proporcionar aos colaboradores um motivo adicional se manterem engajados em suas atividades profissionais.

Melhora no clima organizacional

Todas as vantagens acima, por si, já melhoram o clima organizacional. Afinal, os colaboradores sentem que fazem parte de uma organização que os valoriza e, principalmente, partilha o resultado gerado coletivamente.

Se todos ganham quando a empresa vai bem financeiramente, há um clima natural de colaboração, já que todos tendem a ganhar caso a empresa bata ou supere as metas.

Benefícios ou incentivos: qual escolher?

Como vimos, existem diversas possibilidades de benefícios e incentivos que podem ser aplicados pela empresa em que você atua.

Em primeiro lugar, será necessário analisar os seguintes pontos:

  • Obrigatoriedade legal;
  • Diferencial competitivo;
  • Custo-benefício: resultado dos colaboradores x custo para a empresa.

A partir daí, conseguirá fazer uma análise baseada em dados e na lei.

Vale destacar que, quando falamos sobre benefícios opcionais e incentivos, um fator fundamental para tomar esta decisão são os objetivos do negócio.

Enquanto os benefícios são oferecidos a todos os funcionários, a lógica do incentivo está sempre atrelada ao seu bom desempenho e metas específicas, funcionando como um gás a mais para motivá-los.

Caso a empresa tenha metas agressivas de vendas e precise multiplicar os resultados, pode ser um bom caminho optar por uma estratégia eficiente de incentivos.

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Ao longo do texto, concluímos como os benefícios e incentivos trazem grandes vantagens para as empresas, principalmente quando falamos dos opcionais, já que eles podem se tornar diferenciais competitivos.

Agora, sejamos sinceros: é bem complexo gerenciar uma campanha de incentivos sozinho.

Por isso, a Cashin está aqui para te ajudar! Converse como nossos especialistas e veja como podemos ajudar sua empresa a alavancar o resultado financeiro através de campanhas de incentivo digitais.